Pausa

Então, já que abriste a página, desligues teu blackberry, o msn e o skype e dedique-se quinze minutos de leitura nesse diario...



segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ô FIOooo....

Nossa, já estamos em maio. Parece que foi ontem que mandei mensagens de boas festas aos meus. Sinto como se o Ano Novo, Carnaval e Páscoa, aconteceram com apenas 15 dias de intervalo entre eles.
Porque essa sensação de que as 24 horas, os 365 dias estão em velocidade avançada?
Sol e Lua são os protagonistas na criação dos calendários, sejam eles o cristão, o hebreu, o islâmico ou mesmo o calendário gregoriano. Esses dois astros tinham cada um sua importância na elaboração de períodos de acordo com cada povo.

Mas o que acontece hoje? O sol e a lua correndo mais rápido, ou seria a Terra que está fora de eixo? Não sei se haveria uma resposta coerente, mas o tempo está passando depressa e consequentemente apressando vida de todos nós.

Nessa minha rotina de sobe em um país e desce em outro, tento criar hábitos normais como esporte e lazer; uma tarefa quase impossível uma vez que o fuso horário é um contrapeso importante. Ganho ou perco horas, dependendo onde me encontro no planeta. Gostaria de encontrar um lugar onde o tempo parasse, ou diminuisse a passada, dando uma pausa pra gente respirar.

Certo dia, acordei as 15h00, e depois de um farto prato de cereal, fui tomar meu banho.
Como qualquer ser humano vaidoso, há uma averiguação facial pesada em frente ao espelho e... o que eu encontrei, me deixou mais triste. Um fio de cabelo.. e não foi no meu paletó. Foi na cabeça mesmo, e era branco.

Fui obviamente acometido de um certo pânico, algumas palavras de baixo calão me escaparam... tudo absolutamente normal quando não se está preparado a ver um fio de cabelo branco que resolveu antecipar-se em anos.
Embora transtornado, me veio na memória uma cena cômica de minha infância: minha avó tingindo o cabelo com henê maru, utilizando para isso uma escova de dentes... as mãos todas sujas, coitada. Imagino agora o seu empenho em tal empreita. Se o eu com um fio estava fora de mim, imagino ela com todo um tufo de raiz grisalha.

Não, hoje vivemos na era do Ipad, Bluetooth, wi-fi. Se até computadores se desvencilharam dos fios, porque eu haveria de ter um em minha cabeça? E branco? Ainda estou longe da metade da minha trigésima decada de vida, e um fio de cabelo branco resolve antecipar a próxima fase da minha existência.
Sinceramente essa descoberta foi uma experiência nada agradável, por mais perfeita que esteja a harmonia do binômio "meu corpo/minha idade".

Fui então ao banco. Nada como uma volta no novo metrô de Dubai para me fazer esquecer do “fiasco” matinal. "É isso, pressurização e despressurização, altas altitudes, turbulência, fuso horário... tudo isso deve ter contribuído para esse precoce atrevido."
Vejam que eu buscava avidamente por uma teoria.

Eu me encontrava em pé, próximo a porta, escutando música e observando a paisagem.
Um rapazinho paquistanês me olhou, e mandou a pérola a qual eu não necessitava hoje.
_ O senhor quer se sentar?
Olhei para o lado, buscando desesperadamente o tal “senhor” pra quem o lugar era oferecido.
Quem era o “senhor?” O próprio. Eu.
Recusei por diversas vezes a oferta, mas a peste estava decidida a me fazer sentir velho. Aceitei.
Ahhhh, lembrei. No Paquistão, quando se vê um estrangeiro andando no metro, é normal se dar o lugar a ele, como cortesia.
Ufa! Adoro minhas teorias, mesmo sabendo que nao há metrô no paquistão.

Na mesma noite, resolvi ligar para a minha mãe em São Paulo. Começamos a falar sobre convênio médico para minha sobrinha.... oops, filha da minha irmã, sobrinha do meu irmão.
_ Não filho – dizia minha mãe – convênio pra criança é baratinho, caro é pra gente da nossa idade....
A velha está louca, não há outra explicação. Ela diz “nossa idade”, como se estivéssemos na mesma faixa etária, ou pior, na mesma coluna da tabela do convênio.
Embora goze de perfeita jovialidade e uma forma física de dar inveja no inícios de seus 50, ela tem 20 anos a mais que eu, não posso fazer parte desse “nossa idade” dela.

Passado alguns dias, rio muito sobre essa historia de diferença etária, de envelhecer, de ter cabelos brancos.
A idade está na na mente, no espirito. A gente é jovem enquanto a mente for jovem. Há momens de 50 com cabeca de 22, e rapazes de 20, com maturidade de 30. Cada um temos um histórico, um percurso.

O que se há de fazer contra o correr do tempo? Nada, apenas viver.
A areia está deslizando muito mais rápido na ampulheta de nossas vidas. Peguemos as oportunidades, pois um grão derramado, é muito tempo perdido.

Até breve,

Cássio Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário